Up Dicas dos Pontos de Mergulho » Salvador/BA


Salvador/BA

O Local:

Além de toda a tradição do carnaval e da culinária bahiana, Salvador também é um ótimo destino para mergulhadores. Com vários pontos de mergulho próximos à praia e protegida pela Baía de Todos os Santos, Salvador disputa com Recife o título de capital dos naufrágio.

Diferente dos seus outros concorrentes nordestinos como Recife ou Natal, Salvador tem a vantagem de ter muitos mergulhos abrigados o que para os mergulhadores de primeira viagem, ou aqueles que odeiam passar mal, pode ser uma ótima opção. Porém, essa proximidade e proteção da baía tem o seu preço, a água infelizmente nesses pontos não é tão limpa o que pode deixar a navegação sub um pouco mais complicada.

Principais Pontos Visitados:

Cavo Artemidi: Um dos mais belos naufrágios a ser visitado em Salvador. A uma profundidade máxima de 30m, este cargueiro com mais de 150m de comprimento vale ser visitado diversas vezes. Ponto Obrigatório!
Black Adder: Veleiro com seus longos mastros naufragados próximo à praia. Apesar de já desmantelado, a estrutura do cavername dá um toque especial a este belo naufrágio. Altamente recomendado!
Quebra Mar: Mergulho básico de visibilidade regular no lado de fora do quebra mar que projete as embarcações. Tinha tudo para ser um mergulho muito ruim, mas a quantidade e diversidade de vida surpreenderam positivamente : )
Bretagne/Germania: Ponto com 2 naufrágios bem próximos um do outro. Já desmantelados, propiciam um belo mergulho navegando-se entre eles. Tirar uma foto e passar pela base de sustentação do mastro são obrigatórios! ; )
Maraldi: A grande atração desse naufrágio é chegar até a caldeira, passar por dentro dela e contar o número de barrigudinhos que moram nela : )

Quando ir:

Os mergulhos em Salvador podem ser feitos durante o ano todo, porém o que mais condiciona os mergulhos por lá, são as tábuas de maré. Devido a correnteza que circula pela baía, os mergulhos por lá tem hora pra começar e acabar e portanto, informe-se antecipadamente sobre as condições do mar para poder-se programar e não atrasar.

Agora... se você estiver pensando em mergulhar no carnaval, sinceramente, Salvador??? Pra mergulhar??? Fala sério!! HUAHUAHUAHA

Fora o Mergulho:

Fora o mergulho Salvador dispensa apresentações! As opções são inúmeras e para todos os gostos em bolsos. Praia de Itapuã, Elevador Lacerda, Pelourinho, Mercado Modelo, Morro de São Paulo, etc, etc, etc, são só alguns exemplos de cartões postais de lá. Fora isso existe toda a parte gastronômica, cultural, a noite, as festas que você não pode deixar de aproveitar : )

O que Levar:

Para mergulhar, uma roupa de 3mm é o suficiente, porém para os mais friorentos uma roupa de 5mm é remomendada dependendo da época. Fora isso os já obrigatórios protetor-solar, óculos escuro, roupa leve, etc. Fora o mergulho vai depender muito do que for fazer e para onde for. Salvador não demanda nada muito formal, mas dependendo de onde escolher pra sair de noite é bom estar preparado. ; )

Recomendo:

Nunca, jamais, em hipótese alguma deixe um desses moleques que ficam te azucrinando amarrar uma fitinha do Nosso Senhor do Bonfim no seu pulos. É a deixa pra que um bando deles comecem a te atormentar o passeio todo!!! : (

Pode ser óbvio mas vale lembrar: Esqueça o stress, afinal "Sorria, você está na Bahia" rsss ; )









Críticas e Sugestões, favor entrar em contato:

Trilhas & Mergulho