Up Dicas dos Pontos de Mergulho » Paraty/RJ


Paraty/RJ

O Local:

De grande valor histórico, Paraty desenvolveu-se durante o período colonial por ser um dos principais portos para o envio das riquezas encontradas no Brasil para Portugal, dando início ao que chamamos atualmente de estrada real.

A cerca de 280km da capital paulista e a 250km da capital carioca, Paraty é a primeira cidade litorânea após a divisa com São Paulo. Atualmente é conhecida como uma grande cidade histórica que além de atrair aventureiros por natureza e cultura, atrai diversos merguhadores por suas águas abrigadas e repleta de pontos de mergulho.

Principais Pontos Visitados:

Ilha dos Meros: Um dos pontos mais distantes levado pelas operadoras regularmente. Pela distância, tende a ter uma visibilidade um pouco melhor que a média da região e neste ponto é possivel ver de um pequeno avião naufragado e uma réplica da estátua do Cristo Redentor.

Ilha dos Ratos: Ótimo local para os amantes de toquinhas loucos por encontrar algum animal escondido. Algumas passagens pemitem até que sejam exploradas e cruzadas pelos mergulhadores : )

Ilha Comprida: Ponto tranquilo de pouca profundidade para mergulhadores iniciantes.

Quando ir:

Paraty pode ser visitada durante o ano todo, mas os períodos de seca tendem a ter águas mais claras. Não que isso traga uma melhora significativa... : )

Fora o Mergulho:

Por ser uma cidade turística, Paraty dispõe de diversas atividades extra mergulho. De noite é possível curtir restaurantes, bares e baladas. A igreja, as lojinhas e feirinhas são também muito procuradas pelos turistas.

Além das praias e passeios de barco, Paraty é uma cidade rica pelo seu conteúdo histórico. Para os amantes da natureza: trilhas, cachoeiras, passeios de bike, jeep, etc.

O que Levar:

Para o barco, uma capa de chuva ou um abrigo tipo anorak pode ser útil. Para o mergulho, uma roupa completa de 5mm é o suficiente, mas para os mais friorentos uma semi-seca pode ser recomendada. Em alguns picos no verão, até mesmo uma de 3mm pode ser uma boa opção aos mais calorentos.

De noite não precisa de nada formal, mas é sempre bom ter uma roupa melhorzinha pra uma balada de noite ; )

Recomendo:

Se você é um mergulhador iniciante, ou quer que alguém comece a mergulhar, Paraty é um ótimo lugar para iniciar a prática.

Como todos dizem em Paraty, é muito fácil diferenciar os locais do turistas pela forma que andam pelas ruas de pedras ; ) então, quando sair pra passear, nada de sapatos ou saltos. Tenis, sandalhas e chinelo são as pedidas pra andar por lá.

Reserve um dia pra almoçar em alguma das fazendas da região, só tome cuidado pois nestes lugares, ocorre um fenômeno incomum de encolher a roupa e ficar mais difícil de caber nela depois :o)









Críticas e Sugestões, favor entrar em contato:

Trilhas & Mergulho