Up Dicas dos Pontos de Mergulho » Palau


Palau

O Local:

Palau é um pequeno arquipélago situado na região da micronésia ao norte da Austrália, sul do Japão e ao leste das Filipinas. Composta por mais de 250 ilhas e com cerca de 200mil habitantes, Palau é um país próximo a linha do equador, de clima tropical, muito úmido e temperatura anual média de 27oC.

Considerado por muitos um dos melhores lugares no mundo para a prática de mergulho, Palau atende a todos os tipos de mergulhadores desde o básico ao técnico, com diversos naufrágios, grutas, paredões e recifes.

Principais Pontos Visitados:

Em Palau é muito difícil classificar quais seriam os principais pontos a serem visitados. O que acaba acontecendo é que alguns por serem tão bons, acabam fazendo com que outros muito bons pareçam sem graça perto deles... ; )

German Channel: Canal construído pelos alemães no passado, hoje tornou-se o ponto mais provável para se encontrar uma raia manta. Local frequentado também por Atuns e diversos cardumes. Obrigatório!
Blue Corner: Um dos inúmeros pontos de mergulho feito ancorado, como o New Drop-off, Siaes Corner, etc. Nestes pontos é ficar ancorado curtindo os tubarões, tartarugas, atuns e diversos cardumes nadando a sua frente. Todos Obrigatórios!
Blue Holes: Gruta com uma abertura enorme de onde se pode apreciar a caverna e o jogo de luzes que a claridade e transparência da água propiciam por entre suas fendas. Obrigatório!
Iro: Um dos diversos naufrágios da frota da marinha japonesa afundado durante as batalhas da 2a guerra mundial.
Jellyfish Lake: Lago de água salgada com milhões de águas vivas. Estas águas vivas com o processo evolutivo e confinamento, acabaram perdendo o seu poder urticante, o que permite que possamos nadar entre elas sem nenhum problema. O mergulho neste local é feito apenas de snorkel.
Chanderlier Cave: Caverna Sub com 4 salões desalagados em seu interior e diversos espeliotemas. Fora da caverna escondido entre os corais, é possível encontrar os mandarifishes.

Quando ir:

Palau pode ser visitada durante o ano todo, porém durante os meses de Maio a Novembro, a incidência de chuva é maior assim como a ocorrência de tufões na região. Apesar de Palau estar fora da rota dos tufões, ocasionalmente temos alguns casos. Devido à força da correnteza, entre os meses de Abril a Junho os mergulhos podem não ser muito recomendados aos inexperientes. Mas vale lembrar que corrente e chuva são extremamente comuns durante o ano todo.

Quanto a vida marinha, de Dezembro a Março é a melhor época para raias mantas e em Janeiro para os Tubarões Baleia

Fora o Mergulho:

Por seu uma ilha minúscula, não há muito o que fazer a não ser as atividades relacionadas a água. As próprias agências de mergulho, assim como os hotéis proporcionam diversas atividades como pesca, stand-up paddle, passeios de caiaque, passeios de barco, snorkel, etc.

Além das atividade marítimas, um voo panorâmico de helicóptero também é possível. Existem algumas empresas que oferecem esse serviço e te levam para apreciar as ilhas em um sobrevoo de 20 a 60 minutos.

O que Levar:

Para o mergulho uma peça de 3mm é mais que suficiente. Fora d'agua muita bermuda, camisetas leve, óculos de sol, repelente e quilos de protetor solar.

Fora o mergulho, independentemente se estiver em um hotel ou liveaboard, nada além de roupas leves. Esqueça as formalidades.

O padrão de tomadas em Palau é igual ao americano. Com o dinheiro a mesma coisa, tendo dólares americanos, não precisará trocar, mas se for usar o cartão de crédito, alguns estabelecimento cobram uma sobre taxa de 3%

Por não haver muita coisa para fazer fora as atividades aquáticas, levar livros ou jogos pode ser uma boa pedida. Se estiver na ilha e resolver sair à noite por conta, é bom levar uma lanterninha também. As ruas não são muito iluminadas, existem várias partes na rua sem calçada e uma luz ajuda você e principalmente os carros que circulam a te enxergar.

Recomendo:

Palau está do outro lado do planeta, a rota mais comum até lá é via Estados Unidos passando pelo Havaí. Tendo tempo, passe umas noites em Honolulu tanto na ida como na volta. Além disso, Honolulu também tem bons pontos de mergulho que são famosos pelas tartarugas e moreias.

Uma atividade obrigatória com certeza é passear entre as Rock Islands, as típicas ilhas rochosas com uma mini floresta cobrindo cada uma delas. Seja de barco, caiaque, stand-up, etc. Admirar estas belas ilhotas é algo único. Tendo um grupo como 4 pessoas, outro passeio obrigatório é o voo de helicóptero. Ver as Rock Islands por cima é algo fantástico e indescritível, o melhor é que o helicóptero sai sem as portas (Não sei de todas as companhias fazem isso) o que te permite uma liberdade de visualização e fotos incríveis, até mesmo pro coitado que perde no cara e coroa e faz o passeio sentado no banco do meio... rssss

Gostaria de poder dizer que recomendo a sopa de morcego e que é deliciosa, mas mesmo pagando, ninguém do grupo teve coragem de encarar. Imagina um morcego inteiro deitado de asa aberta numa tigela como água quente e uns legumes perdidos... Então pra que gosta de viajar e experimentar as coisas exóticas da região, fica a dica! Perguntamos aos nativos que gosto tinha e disseram que parece um pouco com frango... ah, fala sério!!!









Críticas e Sugestões, favor entrar em contato:

Trilhas & Mergulho