Up Dicas dos Pontos de Mergulho » Guarapari/ES


Guarapari/ES

O Local:

Distance cerca de 50km ao Sul de Vitória, Guarapari é com certeza a cidade mais turística e famosa do Espírito Santo. Ganhou fama no passado com sua praia de areia preta rica em monazita, dito de poderes medicinais com altos teores de radioatividade.

Dentro da comunidade de mergulho, Guarapari ganhou fama pelo título de região com a mais rica biodiversidade de peixes recifais brasileiro. Além disso, foi a 1a cidade no Sudeste a permitir o afundamento de um navio, criando mais um ponto de mergulho para delírio dos mergulhadores de naufrágio.

É um dos únicos pontos no Brasil onde temos ótimos mergulhos tanto em naufrágio como em ilhas e em locais muito próximos.

Principais Pontos Visitados:

Victory 8B: Cargueiro gigante, foi afundado pelo Projeto de Recifes Artificiais Marinhos do Espírito Santo, sendo o 1o naufrágio deste tipo afundado na reunião Sudeste. Estando a uma profundidade máxima de 35m, é um mergulho recomendado para mergulhadores avançados. Apesar dos seu 90 metros de comprimento a parte interessante concentra-se toda na popa.
Bellucia: Outro cargueira gigante, este afundou ao colidir-se com a Ilha Rasa partindo-se em 2. Necessita ao menos 2 mergulhos para poder explorá-lo por completo, porém está em um ponto muito sujeito a fortes correntes. Mergulho obrigatório! ;)
Ilha Rasa: Um ótimo ponto de mergulho para entender porque Guarapari foi considerada a região com a maior biodiversidade de peixes :)
Ilha Escalvada: Um outro excelente ponto de mergulho e também um ótimo local para mergulhos noturnos.

Quando ir:

Guarapari pode ser visitada durante o ano todo, porém devido a visibilidade, temberatura da água, correntes, etc... Via de regra, a melhor época para mergulhar em Guarapari é no verão.

Fora o Mergulho:

Em Guarapari não há muitas opções além das praias. Temos algumas opcões famosas com a Praia da Areia Preta, Praia dos Namorados e Castanheiras. De noite a parte gastronônica fica por conta da famosa moqueca capixaba.

Proximo a Guarapari, temos algumas cidades que valem a pena a visita. Meaípe é uma cidadezinha ao Sul de Guarapari a menos de 10km de distância. Apesar de muito pequena, tem uma das maiores casas noturnas da América Latina!!! Em dias de show, a diversão é certa e o público garantido! Ao norte, colada com Vitória temos Vila Velha, uma cidade com belas praia e muito procurada pelos amante do surf, além de suas atrações históricas como o Convento de Nossa Senhora da Penha.

O que Levar:

Em função da distância do ponto de mergulho, é recomendável levar um agasalho, mais precisamente uma capa ou um abrigo tipo anorak. Como o caminho é longo e feito em mar aberto, se você tende a ter problemas com enjôo, é recomendado levar alguma medicação preventiva.

Para o mergulho, uma roupa completa de 5mm é o suficiente, mas para os mais friorentos uma semi-seca pode ser recomendada.

Se for esticar a noite na balada em Meaípe, procure saber a programação no períoda da viagem. A casa costuma fazer festas temáticas e é bom estar preparado para não parecer um peixe fora d'agua ;)

Recomendo:

Hospede-se no Hotel Meaípe em Meaípe. O Hotel tem uma boa infra-estrutura, tem um toboágua que é tudo de bom!! Se o dia não tiver mergulho, a diversão no hotel tá garantida!! hehehe : ) Além disso, você pode ter um desconto nas baladas do Multiplace Mais ;)

Em termos gastronômicos são duas pedidas: A Primeira é a Muqueca Capixaba. Para os que curtem, dizem que a de banana é excepcional! E a outra pedida é o famoso bolinho de aipim. Parece que começou com a tia Zezé, mas hoje são tantas tias que fazem que já nem sei mais se tem o "O Bolinho de Aipim". Independentemente da tia que fizer, não deixe de experimentar :)

Se for pra Guarapari de carro/ônibus em um feriado prolongado saindo do Rio ou São Paulo, nunca, jamais, em hipótese alguma, volte depois das 08:00h da manhã!!! A probabilidade de você ficar parado no transito e levar hhhooooooorrrrraaaasssss para atravessar a ponte Rio-Niteroi será maior quanto mais tempo atrasar pra voltar de lá!! :(









Críticas e Sugestões, favor entrar em contato:

Trilhas & Mergulho