Up Dicas dos Pontos de Mergulho » Arraial do Cabo/RJ


Arraial do Cabo/RJ

O Local:

Situada na Região dos Lagos, no Estado do Rio de Janeiro, Arraial do Cabo é considerada um dos melhores locais para o mergulho da região sudeste.

Graças ao fenômeno da ressurgência, as águas geladas que vem das profundezas sobem à superfície trazendo nutrientes e contribuindo para que Arraial tenha uma diversidade de vida marinha bastante grande. O ponto negativo deste fenômeno é que em Arraial, via de regra, a temperatura da água é mais fria que nas outras regiões do sudeste.

Principais Pontos Visitados:

Saco do Cardeiro: Ponto onde podemos achar facilmente o coral mole. Uma espécie invasora do pacífico, certamente vinda com a água de lastro de algum cargueiro que tenha vindo para a região.
Saco do Anequim: Uma mar de Gorgônias...mas tem também raia viola
Gruta Azul: Uma bela gruta, mas sujeita a muito refluxo e meio estreita. Por isso, só deve ser aventurada por mergulhadores avançados e experientes
Bar Flutuante: Um barzinho montado no mar para os barcos atracarem e servirem petiscos e bebidas para os turistas. Pode-se mergulhar em baixo dele e até achar cavalos-marinhos! Um ótimo ponto para ser o último mergulho do dia ; )

Quando ir:

Em função de sua geografia abrigada, Arraial pode ser visitada durante o todo e não há restrições quanto ao mergulho. Mas mesmo no verão esteja preparado para cair em águas geladas.

Fora o Mergulho:

Arraial tem ótimas opções além do mergulho. Além de suas lindas praias, pode-se fazer passeios de barco e conhecer praias mais isoladas que conseguem ser mais bonitas que as praias da cidade. :)

De noite, os restaurantes são as melhores opções para juntar a galera, comer, beber e jogar conversa fora. Para quem quiser um pouco mais de agito, ver gente bonita, esticar até Búzio é uma ótima opção.

Além de Búzio, a cidade vizinha de Cabo Frio é outra opção para turismo.

O que Levar:

Para o mergulho, é recomendada uma roupa semi-seca. Na falta de uma, uma úmida completa de duas peças, luva, capuz, meia ou bota e camiseta de neoprene por baixo dão conta do recado. Para o barco, dependendo do ponto escolhido, pode ser recomendado ter uma toalha e capa tipo anorak ou uma blusa para secar o corpo molhado e aquecer um pouco enquanto enfrentar o ventinho na volta.

Fora o mergulho, depende do que for programado e da animação, pois pode ser desde só o pijamão até as roupas de balada mais forte. ; )

Recomendo:

Faça um passeio de barco e conheça a praia do Farol. Esta praia porém só pode ser visitada com autorização da marinha e por isso, informe-se com o capitão do barco a possibilidade de uma visita.

Durante os mergulhos, faça uma navegação tranquila prestando atenção nos mínimos detalhes possíveis. Arraial é um site onde encontramos vários tipos de nudibrânquios, cavalo-marinho e raias escondidas em várias tocas.

Chame a galera e de uma estica até a cidade de Armação dos Búzios. Só uma caminhada pela rua das Pedras já vale o passeio. Se esticar num barzinho ou balada, melhor ainda :)

Se for viajar num feriado e na volta tiver que atravessar a ponte Rio-Niterói, faça o possível para cruzar a ponte antes do meio-dia. Senão, a probabilidade de ficar horas parado na estrada será enorme! :(









Críticas e Sugestões, favor entrar em contato:

Trilhas & Mergulho